Compre seu MAC com a MacBooks in Rio:
👉 Instagram: www.instagram.com/macbooksinrio/
👉 WhatsApp: bit.ly/MacBooksinRio
🇧🇷🇺🇸 Abra sua conta digital americana SEM taxas e ainda receba $10 (dólares) ao fazer a 1ª remessa de câmbio usando meu cupom:
👉 Link: nomad.onelink.me/wIQT/MatheusKise
👉 Cupom: MATHEUSKISE
✌️ Me siga nas redes sociais:
www.instagram.com/matheuskise
Tweets by matheuskise
Texto base:
Claramente o modelo de 14 polegadas é mais pesado, mais gordinho e possui mais entradas que o modelo de 13 polegadas.
Inclusive, aqui vemos algumas essenciais para alguns PROfissionais, como o leitor de cartão SD, porta HDMI, 3 portas usb-c, uma no lado direito, e duas no lado esquerdo, junto do conector magsafe, que é um padrão proprietário da Apple pra carregar magneticamente e até evita alguns acidentes com o Mac.
Por fim, temos a porta P2 para fones de ouvido por aqui, assim como também temos no modelo de 13 polegadas.
A questão é a seguinte, esse modelo tem apenas 2 portas usb-c , só do lado esquerdo, o que já inviabiliza carregar dos dois lados do notebook.
O ponto positivo é que ele mais fino, mais leve e mais compacto no final das contas.
Abrindo o notebook, vemos logo que o teclado é diferente em cada modelo.
E perceba que apenas o modelo de 13″ tem a touchbar, que é essa barra por toque, que opera várias funcionalidades do sistema e alguns apps. Tem quem goste. Para o meu uso é bem desnecessário, então eu fico bem tranquilo em relação a essa funcionalidade, que não está presente no modelo de 14″.
Ambos possuem o touchid integrado ao botão liga/desliga do notebook e tem o mesmo desempenho. Muito bom, desbloqueando o Mac sempre muito rápido.
Ainda por aqui, vemos que o trackpad em ambos modelos tem o mesmo tamanho, ou seja, a usabilidade do mouse por aqui é a mesma.
Olhando agora a tela, vemos diferenças obviamente no tamanho, onde o modelo mais novo tem 13,3 polegadas, e esse aqui 14,2 polegadas, com melhorias.
A tela no modelo maior é tecnologia MiniLED, enquanto no modelo menor é de tecnologia IPS comum.
Ambas tela são retina, muito boa e tudo mais, mas claramente o modelo de 14″ é melhor.
Isso porque ele tem um brilho máximo XDR de 1000 nits, chegando a um pico de 1600 quando reproduz algum conteúdo HDR por aqui, além de ter tecnologia promotion, com taxa de atualização adaptativa de 120Hz, que deixa todo conteúdo mais suave, mais fluído, mais interessante e digno de um aparelho voltado para PROfissionais.
Eu nem comentei, mas vocês vêem também que o aproveitamento de tela no modelo de 14″ é maior que no de 13″, que tem essas bordas “grandes” ao redor.
Os modelos de 14 e de 16″ possuem o notch por aqui, onde fica uma câmera frontal MELHOR em relação ao modelo de 13″.
É FULL HD vs apenas HD, se liga ai num trechinho filmado com eles!
Outra parte importante de analisarmos por aqui é o sistema de áudio!
O microfone é o mesmo nos dois, são três no total com qualidade de estúdio, vocês puderam ver na demonstração que eu fiz com as câmeras dos Macbooks.
No entanto, as alto falantes são diferentes e claramente o modelo de 14″ tem um som melhor.
Novamente, esse fato não faz com que o de 13″ tenha um som ruim. Ainda é bom, mas é um negócio que sinceramente não dá pra comparar e isso tá muito ligado a esse modelo realmente ser PRO, esse aqui pode ser um semi-pro.
Falando nisso, chegamos finalmente na parte de desempenho!
E aqui vale relembrar: tô comparando os modelos de ENTRADA!
Tenho aqui o Macbook Pro com chip M2, que tem uma CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos.
Já meu MacBook Pro com chip M1 PRO, temos uma CPU de 8 núcleos e uma GPU 14 núcleos.
A gente fez nossos testes por aqui, deu pra saber muito bem qual é melhor e qual apresenta um uso mais profissional.
Antes de irmos direto aos números, quero passar uma visão geral sobre o uso no dia a dia da máquina:
Ambos são iguais pra uso do dia a dia, isso é e-mail; navegação na internet; redes sociais; aplicativos leves e moderadores; etc…
Tudo igual por aqui.
A “bronca” fica na parte de edição mesmo. Onde o M2 não é ruim, ele é bom sim, mas pra edições mais pesadas e complexas, ele apresenta alguns problemas.
Na verdade, eu presenciei aqui os mesmos problemas que eu tinha com o MacBook Pro com chip M1, isso é, de vez quando o áudio do final cut sumia e o aplicativo dava umas engasgadas, principalmente se eu tivesse utilizando ele com outros apps abertos.
Eu acredito que isso seja um problema de memória RAM e não do chip. Mas vale o relato!
Outra coisa antes de falarmos dos números:
O SSD do MacBook Pro com M2 na versão de 256GB é mais lento que a versão de 512GB, que é o mesmo SSD presente aqui no modelo de 14″.
Por isso mesmo, eu compartilho com vocês agora ai na tela uma captura de tela lado a lado com um teste benchmark testando várias ferramentas de cada macbook, pra você conseguir ver qual chip oferece um custo x benefício melhor.
De resto, assista o vídeo!


コメントを書く